![](https://static.wixstatic.com/media/e09a12_3859090c96b74066a2bfda9e8917ae46~mv2_d_1724_1369_s_2.jpg/v1/fill/w_980,h_778,al_c,q_85,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/e09a12_3859090c96b74066a2bfda9e8917ae46~mv2_d_1724_1369_s_2.jpg)
Olá!
Nós somos a Mázli Não e a Princesa Szofi. Há algumas semanas, mudámos de Budapeste, na Hungria, para o Porto (mais precisamente,Vila Nova de Gaia) com as nossas duas humanas, a Viki e a Kriszta.
Esta mudança tem sido a maior aventura da nossa vida, até agora. Todos os dias há algo de novo e excitante. Queremos fazer muitos amigos novos aqui, então pensámos em compartilhar as nossas experiências com vocês, embora seja bastante lento, porque temos de ladrar tudo duas vezes para as nossas humanas, para que elas possam digitá-lo corretamente.
De qualquer forma, vamos às coisas mais importantes primeiro.
Como mencionei, chamo-me Mázli Não. Gosto muito do meu primeiro nome, que significa «sorte» em húngaro, mas não consigo compreender o meu apelido... Os meus amigos chamam-me «a autêntica gourmet» ou «a desportista». Adoro comer, lutar com a Szofi, rebolar na areia, brincar com bolas, apanhar sol e perseguir moscas. Sou, obviamente, uma especialista em jardinagem e design de interiores, também. Mas, acima de tudo, adoro ouvir as minhas humanas chamarem o meu nome repetidamente. Quer dizer, às vezes elas podiam ser um pouco mais tranquilas, principalmente quando estou a comer qualquer coisita na rua...
Tenho a dizer que sou uma cadela muito séria, com quase um ano e meio. Não consigo lembrar-me dos meus pais, mas deve ter sido uma festa enorme, e de certeza que herdei todas estas características deles. Eu e os meus três irmãos fomos encontrados perto de uma estrada. Realmente não me lembro deste período, tirando estar com fome. Depois de alguns meses, conheci as minhas humanas num bar (já mencionei que às vezes gosto de uma cervejinha?) e decidi morar com elas. Foi quando conheci a Szofi. A primeira vez que a vi, mordi-a nas patas e no pescoço. Tenho de dizer que ela adorou... só que ainda não sabia como mostrar. Demorei 2 ou 3 dias a convencê-la de que era a sua melhor amiga do mundo inteiro. Desde então, andamos sempre juntas, como as duas faces da mesma moeda. Concordas, Szofi? (Princesa, por favor…)
Ah, então sempre vou ter direito a apresentar-me?
Ora bem, o meu nome não necessita muito de explicação. ’Princesa’ veio de uma amiga das minhas humanas que se surpreendia com a minha beleza natural sempre que nos encontrávamos. E ’Szofi’, ou ’Sophia’ significa «sabedoria». E não é por acaso... A Mázli esqueceu-se de mencionar que o meu segundo nome é ’Elegance’, embora normalmente não o use, porque sou muitíssimo modesta. Eu sei que é surpreendente, mas vou fazer 6 anos este verão. Sou a «perfumista» da família, e a minha especialização é ’carcaça de sapo com três semanas, com um toque de lama’. Normalmente ponho este belo perfume no meu pescoço, atrás das orelhas. Tenho de ser muito rápida, porque infelizmente as minhas humanas não percebem nada de cheiros realmente bons.
Adoro correr, principalmente quando tenho uma bola para apanhar. Normalmente sou a mais rápida. Detesto exibir-me, mas consigo recordar várias vezes em que um par de galgos, que tentava titar-me a bola, não levou a melhor. Pergunto-me quão rápidos serão os cães portugueses…
Ao contrário da Mázli, eu já tinha tido uma família antes das minhas humanas atuais, mas eles abandonaram-me e colocaram-me num abrigo de animais. Esse foi o período mais difícil da minha vida. Do quentinho do meu lar, para um canil compartilhado com cães vadios... Estava devastada quando as minhas humanas me encontraram e levei algum tempo para acreditar que podia ter uma família outra vez. Bem, por enquanto, está a resultar muito bem, mesmo com a Mázli (embora eu tenha uma memória diferente daquela história da perna mordida)…
De qualquer modo, nós viemos juntas para aqui também. Um dia, as nossas humanas disseram «Vamos mudar-nos para o Porto». Na verdade não entendemos o que elas disseram, mas vimo-las colocar no carro a nossa comida favorita e os nossos brinquedos, e imediatamente saltamos lá para dentro e pusemos o cinto de segurança.
Levou 4 x 2 taças de comida para chegar aqui! E o que é que aconteceu durante a jornada? Essa vai ser outra história, para um outro dia!
コメント